5 razões pelas quais um cão pode fugir

Um cão pode fugir
Embora os cães sejam naturalmente leais e menos independentes que os gatos, podem fugir por diversas razões. Uma das razões é ansiedade de separação, instinto de caça ou de acasalamento, por exemplo.
 
A inclusão destes animais de estimação na vida quotidiana significa serem confrontados com muitos estímulos aos quais não estão habituados. Por exemplo: ruídos altos, cheiros de comida, cadelas no cio, etc.
 
Mas não é só na cidade que existem perigos: no meio da natureza também podemos perder o nosso melhor amigo.
 
Falamos-lhe das diferentes razões pelas quais um cão pode fugir. Para poder identificar antecipadamente os riscos e remediá-los antes de perder o seu querido animal de estimação.
 
Cães a brincar no parque

Razões pelas quais um cão pode fugir

1. Situações inesperadas

 
Um acontecimento súbito pode levar o nosso amigo canino a fugir em pânico. Um tiro, fogo de artifício ou som ameaçador podem assustar um cão e levá-lo a fugir.
 
A ansiedade de separação leva cães a fugir na tentativa de encontrar seus donos.
 

2. O instinto de caça, uma das razões pelas quais um cão pode fugir.

 
Os cães são animais naturalmente curiosos e aventureiros: muitas vezes querem explorar e descobrir coisas novas, o que os pode levar a tentar fugir ou a perderem-se de casa.
 
Para além disso, o seu olfato desenvolvido é uma desvantagem neste caso. Os cheiros que são excitantes para eles – e também os ruídos – como uma presa que possam caçar, levarão o cão a fugir em perseguição da mesma, com a sua possível morte.
 
Há cães que perseguem tudo o que se move e é muito difícil impedi-los de correr atrás de uma presa. Com este tipo de cão, o passeio diário pode tornar-se uma tarefa árdua, pois ele pode correr numa rua movimentada, pondo-se em perigo a si próprio e aos peões.
 
Qualquer que seja a raça do seu cão, o instinto de caça pode ser despertado a qualquer momento. Perseguir uma caça liberta endorfinas e cria uma sensação de felicidade, pelo que é muito difícil detê-lo nesses momentos. É por isso que é aconselhável treiná-los e dar-lhes recompensas para os convencer de que pode ser positivo suprimir este instinto.
 

3. Ambiente estranho

 
Mudar de casa ou umas simples férias pode ser conflituoso para os nossos queridos amigos, uma vez que os cães têm um instinto territorial natural.
 
Quando mudamos de ambiente, mesmo que temporariamente, devemos estar conscientes de que o nosso amigo de quatro patas preferido tentará reencontrar a sua casa antiga ou habitual.
 

4. Novo na família

 
Se o seu cão for novo na família, especialmente se vier de um abrigo ou de outro país, deve ter cuidado. Muitas vezes, não conhecemos o historial do animal – pode ter um trauma, medo de certas condições, problemas de comportamento, etc. – e é impossível prever como reagirá nesta nova situação.
 

5. Instinto reprodutivo

 
Outra razão pela qual um cão pode fugir é devido ao seu instinto sexual. Tanto os machos como as fêmeas correm sem olhar para trás quando perseguem a sua futura “companheira”. Este facto, para além de uma possível fuga, pode também implicar um risco financeiro. Uma vez que, no caso de um acasalamento indesejado, o proprietário do cão macho pode ser responsabilizado e, muitas vezes, tem de pagar parte dos custos.
 
Por conseguinte, é muito importante assegurar que o nosso fiel animal de estimação seja corretamente tratado e cuidado. Isto inclui proporcionar-lhes estímulos físicos e mentais suficientes, cuidados veterinários regulares, uma alimentação e atenção adequada.
Dois cães no parque

Um localizador GPS permite-nos encontrá-lo e recuperá-lo imediatamente

 
Felizmente, atualmente também dispomos de soluções tecnológicas para reforçar a segurança. É o caso dos localizadores GPS para cães, que se prendem à coleira e não lhes causam qualquer desconforto.
 
Com a ajuda do transmissor GPS, podemos segui-los em pormenor para saber onde estão a todo o momento.  Ademais pode identificar a sua localização, ver os percursos passados e ativar alarmes para estarmos mais vigilantes em situações de perigo.
 
Podemos concluir que há muitas razões para um cão fugir, mas hoje em dia temos ferramentas para localizá-lo o mais rapidamente possível.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *